Você conhece os principais fatores que determinam o fechamento de uma confeitaria?

Fatores de fracasso de uma confeitaria

Pressupondo que você deseja ser bem sucedido em seu negócio, preparamos uma lista com as três principais causas para a falência de uma confeitaria que você precisa saber para fugir delas.

1º Experiência do empreendedor

O maior vilão para o encerramento das atividades de uma doceria se concentra na pouca experiência do empreendedor. Em épocas de crise, onde os índices de desemprego estão elevados, é comum as pessoas empreenderem por necessidade.

No entanto, abrir uma confeitaria apenas por necessidade, sem a devida qualificação profissional para tal, pode representar um altíssimo risco. Para mitigar o referido risco é imprescindível que você conheça o mercado de doces, entenda quais os principais desafios você enfrentará nos primeiros dois anos da atividade e, sobretudo, invista em capacitação profissional na carreira que você deseja seguir.

2º Pouco planejamento

A maioria das pessoas não planejam fracassar, mas fracassam por não planejarem. Planejamento é a capacidade de se decidir de antemão qual é, e como será construído o sucesso de sua confeitaria.

Defina metas realizáveis a curto e médio prazo e acompanhe o nível de comprometimento que você está tendo com as atividades definidas no planejamento. Se você possui dificuldades de gerir a si mesmo, procure manter hábitos de acompanhamentos diários ou semanais para mensuração dos resultados. Isso evitará que você sabote o planejamento e se distraia com atividades pouco relevantes.

3º Gestão deficitária do negócio

Todo e qualquer negócio envolve basicamente três elementos fundamentais: pessoas, processos e produtos. Gerir de maneira eficiente cada um desses elementos constituintes de uma doceria é o que diferencia uma confeitaria de sucesso com resultados extraordinários de outra com resultados pouco significativos.

Atender as solicitações de clientes, controlar encomendas, contratar fornecedores, gerenciar e capacitar funcionários, gerir a produção dos pedidos, organizar a fila de entrega dos produtos, etc., são atividades inerentes ao segmento de docerias.

O controle manual de cada uma das atividades acima pode ser uma tarefa inesgotável e quase impossível. No entanto, várias confeitarias descobriram na tecnologia uma maneira mais simples e eficiência de auxiliá-las nessas atividades.